Você sabe identificar seu pneu?

Ter bons pneus na estrada é sempre importante, pois eles são uma parte crucial do nosso veículo, mas estamos cientes do tipo de pneu que temos? Na Adritec, damos-lhe algumas orientações para identificar o tipo de pneu que está a usar e saber qual a encomendar quando precisar de as alterar. Nós começamos.

Na figura a seguir, são mostradas as diferentes partes a serem levadas em consideração em um pneu.

fuente: http://www.meine-auto.info/auto-tipps/78-reifen-tipps/1231-reifenbezeichnung.html

Vamos analisar cada uma das diferentes partes do pneu

  1. fabricante de pneus: empresa que fabrica o pneu (Goodyear, Pirelli, etc.)
  2.  

  3. Aviso de uso do pneu: Informa sobre as condições que devem ser cumpridas para um bom funcionamento do pneu.
  4.  

  5. Modelo de pneu: Modelo da roda fabricado pelo fabricante.
  6.  

  7. Número DOT: número DOT, corresponde ao padrão de segurança dos EUA. do Departamento de Transportes.
  8.  

  9. Também contém nos últimos quatro dígitos deste número a data de fabricação correspondente aos dois primeiros dígitos da semana e os dois últimos dígitos do ano de fabricação, neste exemplo corresponde à semana 07 do alo 09 (XX-semana XX anos).
  10.  

  11. Homologação de pneus: Este código indica em qual país o pneu foi certificado.

    Fuente: http://www.rubalingenieros.com/blog/index.php/vehiculos/como-leer-los-codigos-de-los-neumaticos/

Marcação de aprovação do pneu, este número é acompanhado pelo país que certifica a homologação.

  1. A taxa de desgaste do pneu correspondente: aqui devemos fazer um pequeno parágrafo porque divide em três seções a taxa de desgaste que indica a qualidade do pneu (Certificação UTQG, Uniform Tyre Quality Grading)
    1. Esteira: Descreva a resistência ao desgaste, a referência é feita ao pneu base do fabricante e o número indicado nos dá informações sobre a porcentagem de resistência ao desgaste, ou seja, se o número for 180, o pneu em questão seria 80% mais resistente do que o pneu tomado como base de referência.
    2. Tração: Informa-nos da capacidade de tração das rodas motrizes com letras e indicando do melhor ao pior: AA, A, B, C.
    3. Temperatura: Informa-nos da resistência do pneu à sua exposição a altas temperaturas, também é valorizado com letras e pode ser A, B ou C.
  2. Radial Tubeless: Descreve o tipo de pneu, se a palavra «Tube Type» aparecer, significa que o pneu tem uma câmara de ar, se por outro lado diz «Tube Less» não tem câmara de ar.
  3.  

  4. Largura do pneu: Indicado em milímetros (mm). A largura dos pneus é geralmente entre 125 mm e 335 mm convencional. A padronização dessas medidas significa que a maioria dos pneus pode ser montada em qualquer modelo de aro. Esta medição sempre vai em intervalos de 10mm em 10mm.
  5. Altura da parede lateral, relação entre altura e largura: Esta medida é expressa como uma porcentagem (%) e significa que a altura que o pneu terá será% da largura do pneu, por exemplo, se a roda indicar que tem uma medida 205 / 55 indica que a sua altura é de 55% da largura da referida roda (55% de 205 mm).
  6. Designação do tipo de construção da carcaça do pneu e seu diâmetro. Em relação à carta, distinguimos os seguintes casos:
    1. R significa que é um pneu de carcaça radial
       

    2. B significa que é um pneu de fitas opostas
    3.  

    4. D significa que é um pneu de carro Diagonal.

O número indica o diâmetro (em polegadas) do pneu para o qual o pneu foi fabricado. Se o pneu for R16, estamos diante de um pneu que tem uma carcaça radial e o diâmetro do pneu que deve ser usado no dito pneu é de 16 polegadas de diâmetro.

  1. Indica a classificação da carga do pneu, ou seja, se a estrutura de construção do pneu foi reforçada.
  2. Índice de carga e índice de velocidade: Esses dados também são muito importantes (juntamente com os dados anteriores das dimensões das rodas), pois indicam o peso máximo que o pneu pode suportar e a velocidade máxima permitida que pode suportar em um período não superior 10 minutos.

    índice de carga de um pneu

    índice de velocidade de um pneu

  1. País de fabricação do pneu.
  1. Orientação do pneu: Indica qual lado do pneu deve ser mostrado do lado de fora e de que lado do carro.
  1. Pressão máxima de insuflação do pneu: indica a carga máxima.
  1. Aplicação do pneu: Esta informação trata da composição da estrutura do pneu, ou seja, a composição do piso e da carcaça.

Esperamos que você ache esta pequena escrita interessante e possamos continuar com outras inscrições com mais informações sobre o seu veículo.

Share this post

Leave a Reply

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *